Sexta, 25 de outubro de 2019.

Colaboradores Renault promovem atividades voluntárias em prol da comunidade da Borda do Campo

-  Por meio de um crowdfunding dos colabores Renault, 55 crianças da comunidade foram presenteadas com bicicletas
- Renault Tecnologia América (RTA) promoveu festival de rock e doou a renda para a Associação Borda Viva

Na última semana, duas ações coordenadas pelo Instituto Renault envolveram os colaboradores do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. O “Rock In RTA”, festival de bandas de rock, arrecadou recursos que foram revertidos para a compra de máquinas para a Casa da Costura, da Associação Borda Viva, organização que realiza projetos sociais para o desenvolvimento da comunidade. Em outra ação, 55 crianças apoiadas pela associação receberam bicicletas que foram doadas a partir de um financiamento coletivo realizado pelos colaboradores.

Rock In RTA
O Rock in RTA foi idealizado há aproximadamente quatro meses pela engenheira de produto da Renault, Marina Marques. O projeto nasceu do desejo de arrecadar fundos e transmitir solidariedade de uma maneira menos usual, e a ideia inicial era realizar um pequeno encontro de bandas com food-trucks e muita música. Mas após a divulgação para chamada das bandas, 10 grupos demonstraram interesse em participar. Com isso, o evento cresceu e tomou proporções bem maiores que o imaginado.

O número de inscritos foi bem maior do que imaginamos, por isso fomos forçados a procurar um lugar mais poderoso, e fizemos uma parceria com o Tork 'n Roll, uma casa de shows de rock em Curitiba. No final, tivemos a participação de 10 bandas em nosso show, todos amadores e cheios de desejo de fazer o bem com o que mais amamos: música”, comentou Marina.

O festival contou com a participação de dez bandas formadas por pelo menos um colaborador Renault. A ação foi desenvolvida pelos colaboradores do RTA (Renault Tecnologia América), área de engenharia da Renault do Brasil, e contou com a parceria do Instituto Renault.

Gratuito e aberto ao público, o festival arrecadou valores que foram revertidos para a compra de duas novas máquinas de costura para aumentar a capacidade da produção da Casa da Costura, local que abriga o projeto realizado pela Associação Borda Viva e apoiado pelo Instituto Renault com o objetivo de gerar renda para mulheres da comunidade.

Agradeço de coração pela doação e tudo o que vocês fazem por nós, sempre nos apoiando e dando auxílio para que tudo aconteça. Somos muito gratas ao Instituto Renault” disse Ana Buzin Fragoso, costureira que atua na Casa da Costura.

Entrega de bicicletas para crianças da Associação Borda Viva
No mês de abril, durante o Encontro de Gestores, evento interno realizado com gestores da empresa, os participantes integraram uma atividade de teambuilding, em que montaram 35 bicicletas que foram entregues para crianças apoiadas pela Associação Borda Viva que, entre outras atividades, oferece refeições gratuitas todos os dias para 90 crianças da comunidade.

A ação foi lançada como uma proposta dos próprios gestores para contemplar as crianças atendidas pelo projeto que não haviam ganhado as bicicletas. Os colaboradores da Renault realizaram doações voluntárias através de um crowdfunding, modalidade de financiamento coletivo. O valor total foi arrecadado, tornando possível presentear outras 55 crianças da comunidade. A entrega das bicicletas aconteceu na sede da Associação.

“Fazer uma criança feliz não tem preço. Agora eles vêm almoçar e vão para a escola todos os dias com as bicicletas. Essas crianças precisam de gestos como esses, porque não estão acostumados a receber presentes assim. Ganhar uma bicicleta para eles é como um conto de fadas. Nós da Associação ficamos muito gratos pelo olhar da Renault para com a nossa comunidade. Gratidão é a palavra, muito obrigada!”, afirma Rose Fatima Santos, presidente da Associação Borda Viva.

“Não tenho palavras para agradecer o que vocês fizeram por nós, achei que eu não ia ganhar nada de dia das crianças, e eu ganhei uma bicicleta linda, muito obrigada Borda Viva e Renault”, comentou Yasmim Vitória de Oliveira, de 9 anos.

“Muito obrigada pessoal da Renault pelas doações, vocês fizeram o nosso dia das crianças muito mais feliz”, completou Gabriela Corcova Paiva, de 9 anos.

Sobre a Associação Borda Viva
A Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que realiza atividades sociais na comunidade da Borda do Campo, bairro onde está localizada a fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, no Paraná. Apoiada pelo Instituto Renault desde sua criação em 2010, ela atua no desenvolvimento social de moradores da região, tendo como um de seus propósitos oferecer segurança alimentar para crianças de modo a garantir melhor aproveitamento escolar. Em sua sede, a Associação possui um restaurante composto por cozinheiras da região, que além de atender o público externo, oferece almoço gratuito todos os dias para 90 crianças da comunidade em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, a Associação também hospeda a Casa da Costura, projeto que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e gerar renda para as famílias. Os produtos confeccionados por elas fazem parte de um catalogo e são comercializados na sede da associação.

Sobre o Instituto Renault
Fundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 700 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.

No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 250 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.

• Instituto Renault doa Stepway à AACD

Anúncio ocorreu no último sábado durante o programa Teleton, do SBT

• Equipe vencedora do Renault Experience é campeã em disputa internacional

Com solução de mobilidade focada em cadeirantes, equipe “Ornitwizy” venceu o Twizy Contest contra equipes…