Sexta, 27 de outubro de 2017.

Com foco em mobilidade elétrica, Grupo Renault adquire participação na startup Jedlix, especializada em recarga inteligente de baterias

• Grupo Renault adquire 25% de participação na Jedlix, startup holandesa especializada na recarga inteligente de baterias.
  • Em parceria com a Jedlix, Renault lança novo aplicativo “Z.E Smart Charge” para smartphones.

Líder em veículos elétricos na Europa, o Grupo Renault anunciou a aquisição de 25% de participação na Jedlix, startup holandesa criada pelo Grupo Eneco com foco em recarga inteligente para veículos elétricos. Esta aproximação é uma etapa fundamental na estratégia da Renault para se posicionar como grande player no ecossistema de veículos elétricos.

O Grupo Renault e a Jedlix estão dando um novo impulso a uma parceria que já existe desde 2015. As duas empresas desenvolvem produtos inovadores para usuários de veículos elétricos, baseando-se tanto no know-how da Jedlix em recarga inteligente e seu profundo conhecimento no setor de energia como na competência e experiência da Renault em veículos elétricos.

“Como pioneira em veículos elétricos, a Renault confirma sua liderança no desenvolvimento de parcerias inovadoras. Com a Jedlix, vamos oferecer novos serviços para tornar mais acessível e facilitar tanto a recarga como o uso de veículos elétricos”, comentou Gilles Normand, Diretor Mundial de Veículos Elétricos na Renault.

“Esta parceria com o Grupo Renault vai nos ajudar a desenvolver o melhor serviço de recarga inteligente possível, beneficiando inúmeros clientes em toda a Europa”, explicou Ruben Benders, Diretor da Jedlix.

Com aplicativo Z.E. Smart Charge, usuários podem ganhar dinheiro

O novo aplicativo para smartphones Z.E. Smart Charge é o primeiro resultado da parceria da Renault com a Jedlix. O aplicativo de recarga inteligente otimiza a gestão da recarga de veículos elétricos, permitindo otimizar o uso de energias renováveis e aproveitar tarifas de energia mais baratas. O usuário indica o nível de recarga necessária e o horário em que vai usar o veículo. Após fazer a recarga mínima indicada pelo usuário, o aplicativo gerencia o restante da recarga no modo inteligente.

Além disso, o aplicativo Z.E. Smart Charge recompensa financeiramente os usuários dos veículos elétricos pela flexibilidade no processo de recarga. Todos os meses, o usuário recebe um reembolso que pode chegar ao equivalente a uma recarga completa.

Disponível na Holanda a partir do fim de outubro, o aplicativo Z.E. Smart Charge será lançado em outros países europeus em 2018. O aplicativo pode ser utilizado tanto em smartphones como tablets que utilizam o sistema operacional iOS ou Android.

Sobre a recarga inteligente ou smart charging

A recarga inteligente, ou smart charging, ajusta a recarga do veículo em função das necessidades do usuário e da oferta de eletricidade disponível na rede. A recarga é feita no máximo quando a oferta de eletricidade é maior que a procura, principalmente nos picos de produção de energia renováveis e nos horários em que a tarifa de eletricidade é mais barata, favorecendo a disponibilidade de uma energia menos intensiva em carbono e mais acessível.

Sobre a Jedlix

Desde 2015, a Jedlix permite utilizar fontes de energia renováveis para a recarga de baterias de veículos elétricos.

No início de 2016, a Jedlix lançou um aplicativo para facilitar a recarga inteligente. Disponível em versões iOS e Android, o aplicativo coloca mais de 1.000 terminais de recarga em rede, acessíveis por veículos 100% elétricos ou híbridos recarregáveis.

Além do Grupo Renault, a Jedlix tem a BMW e a Tesla entre seus parceiros.

Em 2016, a Jedlix foi premiada com o “Dutch ICT Environmental Award”, bem como com o “E-World Energy App Award”, em 2017. Ela também está concorrendo ao prêmio “Accenture Innovation Awards 2017”.

A startup Jedlix, cujo nome foi inspirado em Anyos Jedlik, inventor do motor elétrico, é uma filial da Eneco, grupo holandês especializado em energias renováveis e inovação.