Segunda, 09 de outubro de 2017.

DRIVE THE FUTURE 2017-2022: BASEADO EM RESULTADOS RECORDES, NOVO PLANO ESTRATÉGICO TEM FOCO EM CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL E RENTÁVEL

#DriveTheFuture

Novo plano estratégico do Grupo Renault tem como objetivos:

• Faturamento de mais de 70 bilhões de euros
  • Margem operacional do Grupo de mais de 7%, o que equivale a mais de 50% de aumento em valor, com um patamar mínimo de 5% no decorrer do plano
  • Fluxo de caixa positivo todos os anos
  • 4,2 bilhões de euros de economias em Monozukuri em toda a duração do plano
  • 18 bilhões de euros de investimento em pesquisa e desenvolvimento
  • Mais de 5 milhões de veículos vendidos, dobrando o volume de vendas fora da Europa
  • Liderança em veículos elétricos: 8 modelos elétricos, 12 modelos eletrificados
  • 100% dos veículos conectados nos mercados-chave e 15 veículos Renault autônomos

O Grupo Renault anunciou seu novo plano estratégico Drive the Future. Ao final dos próximos 6 anos, o plano permitirá atingir um faturamento anual de mais de 70 bilhões de euros1, uma margem operacional do Grupo de mais de 7% – com um patamar mínimo de 5% – e um fluxo de caixa positivo todos os anos. O plano Drive the Future representa a visão do Grupo Renault, com foco na mobilidade sustentável para todos, hoje e amanhã.

No âmbito do plano Drive the Future, o Grupo Renault prevê aumentar seu volume de vendas em mais de 40% para atingir mais de 5 milhões de veículos vendidos, em comparação com os 3,47 milhões2 de veículos vendidos em 2016. Paralelamente, o Grupo vai ampliar sua gama de produtos, inclusive de veículos utilitários e novos veículos elétricos zero emissão, e se baseará no sucesso de sua gama Global Access. Este plano também inclui o objetivo de aproveitar seus investimentos em P&D e as economias de escala mundiais alavancadas na Renault-Nissan-Mitsubishi, a maior aliança automobilística global, ao mesmo tempo em que mantém sua disciplina financeira e sua rentabilidade.

Drive the Future conta com as bases sólidas erguidas durante o último plano estratégico do Grupo Renault, Drive the Change, que gerou um recorde de crescimento e lucro operacional, aumentou as sinergias da Aliança com a Nissan, fortaleceu as regiões, ampliou a gama de produtos e consolidou a liderança em veículos zero emissão na Europa.

Carlos Ghosn, Presidente da Renault, declarou: “O Grupo Renault é agora um grupo mundial rentável e financeiramente saudável, que encara o futuro com confiança. Drive the Future tem como ambição produzir um crescimento forte e sustentável, tirando partido de investimentos nas regiões e produtos-chave, aproveitando os recursos e tecnologias da Aliança e melhorando nossa competitividade. Baseando-se no comprometimento dos homens e mulheres da Renault, este novo plano liberará todo nosso potencial para inovar e crescer, em um setor que evolui rapidamente”.

O plano inclui principalmente os elementos-chave seguintes:

Crescimento mundial rentável:
  • 21 novos veículos (3 adicionais)
  • Fortalecimento da presença na Rússia, graças à implantação da Renault e investimentos na AVTOVAZ (Lada)
  • Aceleração das atividades na China, novas joint ventures estratégicas em veículos elétricos e utilitários
  • Desenvolvimento das operações no Brasil, Índia e Irã

Efeitos de escala e tecnologias da Aliança para dar sustentação ao crescimento:
  • 4,2 bilhões de euros de economias em Monozukuri, durante toda a duração do plano
  • Plataformas comuns – 80% dos veículos do Grupo Renault
  • Investimentos em P&D – 18 bilhões de euros em 6 anos, com efeito multiplicador graças à Aliança
  • Veículos conectados – 100% de veículos conectados nos mercados-chave
  • Veículos autônomos – 15 modelos autônomos
  • Novos serviços de mobilidade
  • Mobilidade sob demanda tipo “ride-hailing”, serviços de robôs-taxis ao final do plano

E também os ativos-chave do Grupo Renault:
  • Globalização da gama de veículos utilitários leves (VU), para tornar-se um grande player global
  • Ampliação da gama Global Access do Grupo, cujo sucesso já é uma realidade
  • Liderança em veículos elétricos – 8 modelos elétricos, 12 modelos eletrificados
  • RCI Bank and Services – desenvolvimento da fidelização dos clientes e expansão dos serviços conectados e de mobilidade

Drive the Future inclui também investimentos em digitalização em todos os níveis do Grupo, contratação de novos talentos e desenvolvimento de competências. O plano tem o objetivo de melhorar a competitividade industrial, reduzir a pegada de carbono do Grupo e melhorar sua sustentabilidade.

1  Pela taxa de câmbio do consenso bancário de setembro de 2017.
2  Incluindo a AvtoVAZ, consolidado em 31 de dezembro de 2016.

Sobre o Grupo Renault
Montadora de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 127 países, tendo vendido mais de 3,5 milhões de veículos em 2016. O Grupo emprega atualmente mais de 120.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, a complementariedade de suas 5 marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e LADA), os veículos elétricos e sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi. Com uma nova escuderia na Fórmula 1 e um profundo envolvimento na Fórmula E, a Renault faz do automobilismo esportivo um vetor de inovação e notoriedade da marca.

• GRUPO RENAULT REAFIRMA COMPROMISSO EM FAVOR DO CLIMA DURANTE CÚPULA DO…

Durante a Cúpula do Planeta Único (One Planet Summit), encontro organizado…

• Renault cresce em participação de mercado no acumulado do ano

• Renault Sport Formula One Team® e LEGO® França unem forças no Atelier…