Segunda, 28 de outubro de 2019.

Governo do Paraná promove sessões de cinema ao ar livre em 30 municípios do estado com o apoio do Instituto Renault

Projeto “Cinema na Praça” vai percorrer municípios do estado que não têm acesso a esse tipo de entretenimento

Com o apoio da Renault por meio do Instituto Renault, o Governo do estado do Paraná lançou neste mês a ação itinerante “Cinema na Praça”, que leva cultura e diversão para 30 municípios do interior do estado que não possuem cinemas de rua ou em centros comerciais e que tem menos de 10 mil habitantes. A ação também tem o apoio da Motion Picture Association – MPA, associação americana que representa grandes estúdios cinematográficos.

“O Instituto Renault apoia projetos que beneficiem positivamente a sociedade. Levar a cultura para esses municípios é gerar oportunidades que provavelmente a população não teria acesso, e nós temos muito orgulho de fazer parte desse projeto que certamente vai inspirar muitas pessoas”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação da Renault do Brasil.

Entre os dias 12 de outubro a 15 de dezembro, a ação itinerante percorre os municípios dando oportunidade para que pessoas que possivelmente nunca tiveram acesso a um cinema, possam assistir ao filme em um telão. A exibição acontece nas praças centrais das cidades, com capacidade para 400 pessoas e permite a venda de itens como pipoca, bebidas e doces por comerciantes locais, fomentando a economia do município. O filme é transmitido em um painel de LED, e as sessões acontecem entre sextas-feiras e domingo, às 19h.

Além de promover a cultura, a iniciativa também visa inserir a sociedade em uma realidade distante para muitos. A primeira sessão aconteceu no dia 12 de outubro na cidade de Marumbi, na região norte do estado, com a exibição do filme Hotel Transilvânia, produção infantil de classificação livre. Até o final da ação, serão contempladas cidades como Bom Sucesso, Mauá da Serra, Faxinal, São João do Ivaí, Manoel Ribas, Cândido de Abreu, Palmital, entre outras. De acordo com o Governo, o Cinema na Praça deve ser ampliado para mais cidades a partir do ano que vem.

“Muitas vezes as pessoas não têm condições financeiras de ir ao cinema. A carreta vai levar essa possibilidade de acesso, que é algo mágico. É um programa inovador que vai levar cultura para perto das pessoas. Ela não pode ser restrita a um pequeno nicho da sociedade”, afirmou Carlos Massa Ratinho Junior, governador do estado do Paraná.

Sobre o Instituto Renault
Fundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 700 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.

No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 250 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.