Quinta, 10 de setembro de 2020.

GRUPO RENAULT TESTA PROJETO DE BLOCKCHAIN PARA IR MAIS LONGE NA CERTIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE DE VEÍCULOS

- XCEED é um projeto digital resultante da colaboração do Grupo Renault com grandes players da indústria automotiva.
- Um teste em grande escala foi realizado com vários fabricantes de componentes na planta Renault de Douai.

O Grupo Renault desenvolveu o projeto blockchain XCEED (eXtended Compliance End to End Distributed), cujo objetivo é certificar a conformidade de todos os componentes de um veículo, desde o design até a produção.

Uma ferramenta para responder a crescente demanda por transparência
Concebida e implementada em colaboração com players líderes do setor automotivo, esta ferramenta permite maior reatividade e eficiência, em um contexto regulamentar cada dia mais exigente. Desde 1º de setembro, estão em vigor novas regulamentações de vigilância de mercado na Europa, introduzindo controles aprimorados para veículos que já estão no mercado. Por isso, toda a cadeia de produção deve adaptar sua estrutura, para responder às autoridades regulatórias em prazos mais curtos.

Com base na tecnologia "Hyperledger Fabric" de blockchain e operacionalizado em parceria com a IBM, o projeto XCEED visa rastrear e certificar a conformidade regulamentar dos componentes e subcomponentes dos veículos.

Um projeto colaborativo a serviço da indústria automotiva
A tecnologia blockchain permite compartilhar e rastrear informações entre vários atores, sustentando a competitividade e a excelência operacional da indústria automotiva. Ela agiliza o processo de compartilhamento de informações, com dados disponíveis em tempo real, entregando maior eficiência em uma rede que não é centralizada, mas sim distribuída.

No caso do XCEED, o blockchain é utilizado para criar uma rede confiável para compartilhar informações de conformidade entre os fabricantes de componentes e as montadoras de automóveis. A natureza descentralizada da tecnologia de blockchain permite que cada parte mantenha o controle e a confidencialidade de seus dados sem comprometer sua integridade, ao mesmo tempo em que é reforçada a segurança e a confidencialidade.
A segurança e a confidencialidade oferecidas pelo blockchain permitiram reunir a indústria automotiva em torno desta iniciativa pioneira.

Lançado em 2019, o projeto XCEED é resultado do trabalho colaborativo entre empresas parceiras da indústria automotiva (Continental, Faurecia, Plastic Omnium, Saint-Gobain e Valeo), fruto da inteligência coletiva e da adaptação da metodologia ágil, em uma estratégia inédita entre várias empresas para a troca de dados e a gestão de projetos.
O teste realizado na fábrica da Renault em Douai foi utilizado para consolidar o valor e a performance da tecnologia de blockchain para a indústria automotiva, com mais de um milhão de documentos arquivados e uma velocidade de 500 transações por segundo.

“O projeto XCEED que iniciamos é uma poderosa ilustração da capacidade de inovação do Grupo Renault. Temos convicção que o blockchain é um vetor da transformação da indústria automotiva”, afirma Odile Panciatici, vice-presidente de Blockchain do Grupo Renault. “A tecnologia de Blockchain faz todo sentido em um vasto ecossistema que envolve várias empresas e faz uma ligação entre os diferentes processos, sistemas de informação e bancos de dados das empresas parceiras. Há múltiplos usos para este tipo de tecnologia na indústria automotiva, onde trocamos informações com inúmeros players externos à empresa, como fornecedores, clientes, distribuidores independentes”.

Para saber mais sobre blockchain, um vetor de transformação do futuro da indústria automotiva, clique aqui.

Sobre o Grupo Renault
Montadora de automóveis desde 1898, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,8 milhões de veículos em 2019. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 40 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo.
Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e LADA), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, o Grupo faz do automobilismo esportivo um verdadeiro vetor de inovação e notoriedade.

Fotos Relacionadas

Baixar fotos selecionadas