Terça, 24 de setembro de 2019.

Instituto Renault lança projeto “Geração Futuro”, curso de formação para jovens da Borda do Campo, em comemoração aos nove anos de atuação

- A primeira turma conta com 40 jovens e terá a duração de seis meses. Até o final de 2020 serão 120 jovens formados
- Focado na área de administração, curso busca a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho
- Os 10 melhores jovens de cada semestre serão convidados para compor a equipe da Renault do Brasil

No mês em que completa nove anos de atuação, o Instituto Renault lança o projeto “Geração Futuro”, curso de formação que visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, no Paraná. O curso gratuito de formação profissional é direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático.

No total, 120 jovens serão qualificados durante o período de um ano e meio, divididos em turmas de 40 alunos por semestre. Ao término de cada semestre, os 10 alunos que apresentarem as melhores notas, frequência e comportamento, serão convidados para compor o quadro de colaboradores da Renault do Brasil. A contratação dos jovens poderá acontecer em até seis meses após a conclusão do curso. Com essa ação, 30 alunos sairão do “Geração Futuro” empregados, ajudando a gerar renda e desenvolvimento para a região da Borda do Campo.

O projeto conta com a parceira da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, que cedeu duas salas do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social do bairro Borda do Campo; da Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana, como executora do programa e doadora de parte do mobiliário; da TOTVS, por meio do Instituto IOS, que é detentora da metodologia aplicada e da TOTVS/Bematech que cedeu 14 computadores para a realização do programa.

A iniciativa foi criada a partir da análise dos dados levantados no Mapa Social da Borda do Campo, relatório desenvolvido pelo Instituto Renault em 2018 com objetivo de identificar o nível de desenvolvimento do território, suas demandas, rede de serviços, tendências e oportunidades de investimento. O objetivo é preparar e qualificar os jovens para transformar de forma positiva a realidade da comunidade e o futuro de muitas famílias.

Para participar, todos passaram por um processo seletivo que contou com provas de conhecimento e dinâmicas com psicólogas. “Os professores são muito atenciosos e nos ensinam muitos conteúdos novos. Sei que estou me capacitando para o mercado e fico feliz de poder colocar essa formação em meu currículo”, afirmou Aline Vitória, de 16 anos, aluna da primeira turma do projeto.

O curso de formação faz parte de uma nova etapa de ampliação de projetos do Instituto Renault na comunidade Borda do Campo, e tem o objetivo de aumentar o alcance da educação, geração de renda e empreendedorismo social. “Acreditamos que a educação é uma ferramenta de transformação social. Nosso objetivo é contribuir para que os jovens que estão participando do programa estejam melhor preparados e tenham oportunidades para entrar no mercado de trabalho”, comentou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil e do Instituto Renault, durante o lançamento do projeto.

Esse projeto se soma a outros desenvolvidos pelo Instituto Renault na região da Borda do Campo, onde está situada a fábrica da Renault, entre eles: o apoio a Associação Borda Viva, que tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade, por meio da geração de renda para as famílias e segurança alimentar para as crianças; Construção do CMEI Borda Viva, que recebe crianças em idade pré-escolar; Apoio ao CMEI Árvore dos Sapatos; Cessão de um Master ao Lar Mãe Maria, para facilitar o transporte escolar das crianças que vivem no espaço; Desenvolvimento do Mapa Social da região. Com esses projetos já foram beneficiadas cerca de 11 mil pessoas. Além disso, a Renault desenvolve em São José dos Pinhais, o programa “O Trânsito e Eu”, focado na educação para a segurança do trânsito, que já impactou mais de 44 mil crianças do município e realizou a construção da Biblioteca Estação da Sabedoria, no terminal de ônibus de São José dos Pinhais.

Sobre o Instituto Renault

Fundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 700 mil pessoas, atuando nos eixos de inclusão e mobilidade sustentável.  Criado há nove anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.

No eixo Inclusão, além do Renault Experience a Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 200 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.

Sobre a Unilehu

Fundada em 2004, a Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana – é uma organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer. Foi marcada pelo propósito de empresas em promover a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Atualmente realiza a capacitação de pessoas com deficiência que integram o quadro de colaboradores da Renault do Brasil.

Sobre a TOTVS

Líder absoluta no mercado SMB do Brasil, a TOTVS cria soluções inovadoras para transformar o dia a dia das empresas e ajudá-las a superar os desafios de seus negócios. É a maior empresa de desenvolvimento de software de gestão do país, investindo R$ 1,6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 5 anos para atender as exigências de 12 setores da economia.”

Sobre o IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, há mais de 21 anos o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. "Administração" e "Tecnologia" compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação), o IOS já formou mais de 34 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS - sua fundadora e principal mantenedora - além da Brasilprev, Instituto Center Norte, Dell, Deloitte, Edenred – Ticket, Fundação Beneficente Elidas Gliksmanis, IBM, JP Morgan Chase Foundation, McDonald´s, Microsoft, Zendesk, entre outras.

• Instituto Renault doa Stepway à AACD

Anúncio ocorreu no último sábado durante o programa Teleton, do SBT

• Governo do Paraná promove sessões de cinema ao ar livre em 30 municípios…

Projeto “Cinema na Praça” vai percorrer municípios do estado que não têm acesso a esse…