Terça, 12 de março de 2013.

Kangoo Z.E., o precursor da gama Z.E., se renova

Líder em veículos utilitários desde 1998, a Renault apresenta em pré-estreia o Novo Kangoo Z.E., no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2013. Renovado, o modelo é o precursor da gama Z.E. e número um no mercado europeu de furgões compactos elétricos. Esta nova fase se insere na atualização completa da gama Kangoo, anunciada ao final de janeiro de 2013.

O design do Novo Kangoo Z.E. se diferencia bastante em relação ao seu equivalente térmico. Ele também ficou mais moderno, principalmente com a chegada do sistema multimídia e conectado Renault R-Link. Sempre disponível em 2 comprimentos e 3 configurações para até 5 lugares, o modelo mantém todos os atributos funcionais da versão anterior e se beneficia do conforto de condução da propulsão elétrica.

NOVO KANGOO Z.E.: IDENTIDADE ELÉTRICA AINDA MAIS MARCANTE
Assim como na versão térmica, a frente do Novo Kangoo Z.E. integra a nova identidade da marca, com um logo ampliado que contrasta sobre a grade preta e as lanternas com novo design, conferindo ao modelo um visual mais expressivo e técnico. A diferenciação entre o design das versões elétrica e térmica do furgão compacto está ainda mais marcante.

O universo elétrico do Novo Kangoo Z.E. é identificado pelo tratamento azulado do losango e no prolongamento das lanternas traseiras, assim como pela chegada de máscaras negras nos faróis. A tomada para recarga do Novo Kangoo Z.E. fica agora atrás do logo frontal, onde o condutor conecta o cabo fornecido com o veículo para uma recarga em 6 a 9 horas em uma Wall Box domiciliar ou em um terminal de recarga público.

Outra particularidade da versão elétrica é que o Novo Kangoo Z.E. pode ser equipado com o “Z.E. Voice” do lado de fora, para alertar os pedestres sobre a chegada do veículo, permitindo uma condução mais tranquila nas áreas urbanas. Este sistema é acionado com o veículo em marcha de 1 a 30 km/h (o sistema não emite som com o veículo parado).

AGORA COM O RENAULT R-LINK
As principais evoluções desta nova fase também incluem o interior. A cabine tem agora um novo console central, mais moderno e mais sofisticado. O sistema multimídia e conectado Renault R-Link está agora disponível como opção. Ele concentra todas as funcionalidades de multimídia (navegação, rádio, telefonia Bluetooth®, conexão dos dispositivos móveis, etc.) em um único lugar, através de uma grande tela touchscreen de 7’’.

O Renault R-Link também inclui ferramentas que permitem reduzir o consumo energético e o custo de utilização, como a função “Driving eco²”, que ajuda o condutor a economizar, calculando o modo de condução e fornecendo orientações personalizadas. A navegação TomTom® Z.E. LIVE oferece o itinerário mais econômico em termos de energia.

Com o pacote “My Z.E. inter@ctive”, o condutor pode programar à distância, através do computador ou smartphone, a recarga do Novo Kangoo Z.E. nos horários que se beneficiam de tarifas preferenciais. (Maiores detalhes no capítulo Renault R-Link).

NOVO KANGOO: LÍDER EM CONSUMO
O Novo Kangoo térmico é o veículo mais econômico de sua categoria. O modelo é equipado com motores performantes e econômicos, sendo três deles motores Energy, que apresentam consumos recorde em seus segmentos:
• Energy dCi 75 e 90, com 4,3 l / 100 km e 112 g CO2/km (consumo e emissões homologados conforme as regras aplicáveis)
• Energy TCe 115, com 140 g CO2 / km (pendente de homologação)

Estes motores contam com o Stop & Start e o sistema de recuperação de energia na desaceleração.

Para ainda maior controle dos custos de utilização, o Novo Kangoo vem de série com o indicador de mudança de marchas, assim como o eco-mode que, com o simples aperto de um botão, permite reduzir o consumo em até 10%.

A renovação do Kangoo deu lugar à chegada de uma nova versão na gama com 3 lugares na frente, que estará disponível para todos os comprimentos (exceto para as versões Z.E., Maxi Cabine aprofundada e Maxi 5 lugares).

A gama totaliza agora 14 modelos, para satisfazer as expectativas dos clientes pessoa física e jurídica mais exigentes.

NOVA FAMÍLIA KANGOO TEM QUALIDADE PERCEBIDA AINDA MAIOR
O Novo Renault Kangoo herda a base rolante do Scénic, reconhecida por sua confiabilidade e robustez. Além desta base provada e comprovada, a qualidade percebida do Novo Renault Kangoo recebeu uma atenção especial.

Vários itens, como a qualidade dos pontos de solda, apertos das portas ou ainda a precisão da aplicação das vedações da carroceria foram nitidamente melhorados.

Melhor qualidade percebida também é resultado de parceria com a Daimler
Há vários anos a Renault já trabalha em parceria com montadoras como Opel / Vauxhall e Nissan no âmbito dos programas de furgões. Em 7 de abril de 2010, a marca assinou uma nova parceria com o grupo alemão Daimler AG para o projeto de furgões compactos. Este acordo levou à criação de grupos de trabalho que reúnem engenheiros das duas marcas, para acompanhar a industrialização do Novo Renault Kangoo e do Mercedes Citan, na fábrica da Renault de Maubeuge, na França. Várias horas de intercâmbio a respeito dos procedimentos de ambas as empresas enriqueceram e dinamizaram os progressos em qualidade percebida feitos no Novo Kangoo, replicados em toda a gama de utilitários da Renault.

Flashback do Kangoo Z.E., pioneiro e líder europeu em furgões compactos elétricos
O Renault Kangoo Z.E. chegou às concessionárias em 28 de outubro de 2011, marcando o lançamento oficial da estratégia elétrica da Renault. Depois dele, vieram o Fluence Z.E., ao final de 2011, bem como o Twizy e o ZOE em 2012, dois veículos lançados exclusivamente em versões elétricas.

O utilitário foi amplamente elogiado pela imprensa, tendo conquistado vários prêmios, dentre os quais o concorrido “International Van of the Year 2012”, que foi entregue pela primeira vez a um veículo elétrico. A premiação destacou principalmente a capacidade de carga e o prazer de dirigir deste novo modelo.

Em outubro de 2011, o Kangoo Z.E. venceu a concorrência da UGAP (União dos Agrupamentos das Aquisições Públicas) para a compra de mais de 15.000 veículos para serem entregues em quatro anos, para 19 grandes empresas e órgãos públicos da França.

O Kangoo Z.E. é líder do mercado de utilitários elétricos na Europa, com quase 7.000 veículos em circulação, sendo aproximadamente 4.000 na França – 1.800 deles rodam com as cores da empresa de correios da França, La Poste. Estes veículos passam pelas mais duras provas, rodando em média 50 km para cada roteiro de distribuição de correspondências e até 300 paradas com a porta do condutor aberta e o aquecimento ligado em potência máxima. Tudo isso para testar a autonomia do carro em temperaturas mais baixas. E o Kangoo Z.E. se saiu bem. “Os agentes de entrega que dirigem estes carros não querem voltar a usar um veículo térmico” constatou um funcionário de La Poste.

Depoimento de Christophe Cluzeau, Padeiro e Confeiteiro na cidade francesa de Bougarber
“Para mim, a satisfação é total e estou considerando até comprar um veículo elétrico para uso pessoal. [...] Além das vantagens financeiras e do conforto de condução, está na hora de mudarmos nossa forma de ver as coisas e não ter medo de mudar. Vamos abrir os olhos e passar para uma nova era, que exige uma evolução para um modo de pensar mais saudável para o planeta e para nós mesmos”.

Depoimento de François Lhotte, Diretor de Desenvolvimento Sustentável, Champanhe Moët Hennessy
“Em nosso grupo, estamos sempre atentos às novas tecnologias industriais para os produtos que comercializamos, de forma a respeitar o meio ambiente. A energia elétrica para o transporte de curta distância faz parte desta estratégia e, em julho de 2010, adquirimos um Kangoo elétrico usado, que havíamos testado em um de nossos vinhedos na região de Epernay. O resultado do teste foi positivo e, por isso, compramos um Kangoo Z.E. no início de 2012 em substituição ao modelo anterior. O novo modelo se mostrou ainda mais dinâmico. A condução na cidade e em meio aos vinhedos é semelhante à de um câmbio automático, e a tecnologia da bateria de lítio, que permite uma recarga mais rápida e a qualquer hora, dá ainda mais satisfação ao responsável pelos vinhedos.”

Depoimento de Regis Emo, diretor de um camping em Saint-Etienne-de-Villeréal:
“Comprei dois Kangoo Z.E. por uma questão de economia e ecologia. Somos um camping listado no catálogo glamping (uma nova tendência em turismo ao ar livre que alia luxo e natureza, conforto e respeito ao meio ambiente). Por isso, é essencial estarmos próximos da natureza e protegê-la. Levar os croissants para os clientes de manhã sem barulho ou poluição dá um toque a mais ao serviço, e os clientes adoram!”

• RENAULT ENTREGA 30 KANGOO Z.E. ADICIONAIS NO URUGUAI

Os carros elétricos serão utilizados pela UTE, produtora e distribuidora de eletricidade no Uruguai, para as operações…

• Energia eólica propulsiona veículos elétricos Renault na Escócia

•  10 veículos elétricos Renault (ZOE & Kangoo Z.E.) estão disponíveis para…