Segunda, 14 de novembro de 2016.

Programa “O Trânsito e Eu”, do Instituto Renault, recebe crianças da ONG Arca do Saber, no Salão do Automóvel

O projeto “O Trânsito e Eu”, do Instituto Renault, recebeu, no Salão do Automóvel de São Paulo, um grupo de 30 crianças da ONG Arca do Saber. Elas participaram da aula prática do projeto, na minicidade que simula as condições das ruas. Instalado no estande da Vicar, o local possibilita o exercício da convivência harmoniosa entre todos aqueles que fazem parte do trânsito, sejam eles motoristas, pedestres, ciclistas, idosos, deficientes físicos ou visuais.

“O Instituto Renault tem como um dos seus eixos de atuação a segurança no trânsito. Acreditamos que a educação, base do programa ‘O Trânsito e Eu’, seja a única maneira de reverter o alto número de acidentes no país. O apoio da Vicar foi fundamental para que este projeto pudesse estar no Salão do Automóvel, um local ideal para colocar em pauta assuntos referentes à mobilidade urbana”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

Ao final da atividade, as crianças receberam um brinde confeccionado pela ONG Supera, que presta auxílio a refugiados sírios e haitianos, entre outros. A Supera também é apoiada pelo Instituto Renault.

O “O Trânsito e Eu” é voltado para crianças de 7 a 11 anos, que, com a supervisão de monitores, aprendem, de forma lúdica, a importância do respeito às regras de trânsito e a convivência segura e harmoniosa com todos aqueles que fazem parte dele. O local traz também conceitos de sustentabilidade difundidos pelo Instituto Renault, a exemplo dos minicarros elétricos, abastecidos com eletricidade oriunda de painéis elétricos e energia eólica.

A minicidade do Salão do Automóvel de São Paulo funciona diariamente, das 14h às 22h. A atividade é gratuita.

Arca do Saber

A ONG Arca do Saber foi criada em 2001, na favela de Vila Prudente, por uma religiosa francesa. A entidade é hoje um Centro para Crianças e Adolescentes. A associação acolhe diariamente 120 crianças de 6 a 15 anos e oferece atividades educativas, esportivas e culturais. A ONG tem ainda uma missão social no acompanhamento das famílias da comunidade.

Sobre a Vicar

A Vicar Promoções Desportivas é a organizadora das competições mais importantes de carros de turismo do calendário brasileiro, como a Stock Car e o Campeonato Brasileiro de Marcas, do qual a Renault também participa.

O Trânsito e Eu

O programa “O Trânsito e Eu” conta com unidades permanentes implantadas nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Maringá, no Paraná, Pelotas (RS), Itu, São Bernardo do Campo e Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo. Nesses locais, o projeto tem início nas das salas de aula da rede municipal de ensino, onde são utilizados kits educativos ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault. De fácil compreensão, eles são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, adaptadas à realidade brasileira pela PUCPR, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito.

O conteúdo teórico é complementado pela atividade prática em um minicircuito composto por ruas, semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestre e ciclovias, onde as crianças vivenciam situações de mobilidade coletiva e individual, a bordo de minicarros, bicicletas ou a pé, aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais.

Além disso, a exemplo da ação que realizada no Salão do Automóvel, o programa “O Trânsito e Eu” se desenvolve também por meio de apresentações itinerantes em parques, centros de compras e eventos.

Instituto Renault

Criado há seis anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em três eixos: Capital Humano, voltado ao Desenvolvimento Social, à Educação e à Diversidade; Meio Ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental; e Educação para Segurança no Trânsito, que tem como destaque o projeto “O Trânsito e Eu”. Cerca de 400 mil pessoas já foram impactadas pelas ações do Instituto Renault. Mais informações em www.institutorenault.com.br.

• GRUPO RENAULT REAFIRMA COMPROMISSO EM FAVOR DO CLIMA DURANTE CÚPULA DO…

Durante a Cúpula do Planeta Único (One Planet Summit), encontro organizado…

• Renault cresce em participação de mercado no acumulado do ano

• Renault Experience 2017: últimos dias de inscrição