Quinta, 03 de dezembro de 2015.

Renault apoia o Fórum Internacional iCities pelo terceiro ano e participa do concurso "Uso do Automóvel a Cidade"

Com o objetivo de gerar conhecimento, lançar tendências e promover ações efetivas no segmento de Cidades Inteligentes, será realizado nesta quinta-feira (03/12) em Curitiba, com patrocínio da Renault pelo terceiro ano seguido, o IV Fórum Internacional iCities 2015.

A Renault preparou uma ação especial para o evento chamada “Experiência de Mobilidade Elétrica”, que vai disponibilizar cinco veículos elétricos (dois Zoe e três Twizy) para test-drives ao redor do Parque Barigui. A ideia é que os participantes do fórum tenham a possibilidade de conhecer e experimentar um veículo zero emissão. Os veículos ecologicamente corretos estão cada vez mais presentes no dia a dia das grandes cidades e são uma tendência em todo o mundo. Para a Renault, o veículo elétrico não é futuro, é o presente.

O Fórum iCities 2015 tem como missão debater a evolução para uma cidade mais inteligente, mais integrada e mais inovadora. A ideia é criar um laboratório de ideias para desenvolver o tema Smart Cities, indo além da inovação tecnológica. Na edição deste ano, o fórum vai dar destaque à Economia Criativa e Energia, com destaque para a COP 21  (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), que reúne chefes de estado com objetivo de chegar a um acordo e para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa. A conferência realizada em Paris utiliza veículos elétricos da Renault-Nissan para o transporte dos participantes.

Líder mundial na comercialização de veículos elétricos no âmbito da Aliança Renault-Nissan, a Renault mostra no fórum exemplos concretos de soluções em mobilidade urbana 100% limpas, inovadoras e tecnologicamente avançadas. No Brasil, a Renault já comercializou mais de 80 unidades da sua gama Z.E., todas elas destinadas à instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia.

Em Curitiba, veículos zero emissão da Renault integram o projeto Ecoelétrico, lançado em junho de 2014. Um total de dez veículos elétricos da marca - cinco unidades do Zoe, três do Kangoo Z.E e duas do Twizy – são utilizados pela Guarda Municipal, Setran e Centro Móvel de Informações Turísticas em ruas, praças e parques da cidade. O projeto representa a primeira e maior parceria do País envolvendo utilização de veículos 100% elétricos no serviço público.

SOBRE O ICITIES
O iCities foi concebido conceitualmente baseado em estudos ligados ao recente tema das Smart Cities – Cidades Inteligentes. O Fórum Internacional iCities já é um dos maiores eventos da América Latina no segmento.

Os conceitos do iCities são baseados na figura geométrica de um hexágono. O projeto é pautado em seis eixos, imaginando-se uma cidade vista de cima e com soluções para seis temas. O iCities entende uma cidade inteligente como aquela que conecta o empreendedorismo de impacto (Startups), Economia Criativa, sustentabilidade, energia limpa, tecnologia e comunicação.

CONCURSO USO DO AUTOMÓVEL NA CIDADE
O concurso realizado pela Prefeitura de Curitiba, e que tem a Renault entre os patrocinadores, foi concebido a partir dos debates promovidos no 1º Seminário internacional sobre o uso do automóvel na cidade, realizado em Curitiba, no mês de abril deste ano.

Na ocasião foi lançado um concurso com o objetivo de envolver a sociedade nos debates e buscar soluções inteligentes para o uso ‘racional’ do carro na cidade de Curitiba. Foram 36 inscrições, avaliadas nos seguintes critérios: inovação, adequação ao mercado, sustentabilidade, viabilidade técnica, viabilidade econômica e adequação ao tema, com notas de 1 a 10.

Durante a abertura do Fórum iCities 2015, o prefeito Gustavo Fruet anunciará os três vencedores do concurso. O primeiro colocado ganhará uma viagem para França e terá a oportunidade de conhecer o centro de tecnologia da Renault. O segundo lugar ganha uma viagem para Lisboa e o terceiro, uma bicicleta elétrica.

RENAULT: LÍDER EM MOBILIDADE ZERO EMISSÃO
Referência mundial em mobilidade urbana 100% limpa, a Renault é o único fabricante a oferecer uma gama completa de veículos elétricos no mercado, composta por quatro diferentes modelos: Zoe, um hatch compacto de quatro lugares, Renault Kangoo Z.E, utilitário, Fluence Z.E , sedã,  e o Twizy, um modelo ultracompacto de dois lugares para uso urbano.

Desde 2013, quando iniciou a venda de veículos elétricos no País, a Renault participa de importantes projetos de mobilidade urbana 100% elétrica, através de parcerias com instituições como a Itaipu Binacional, CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), em Portugal, CPFL Energia (Companhia Paulista de Força e Luz), Patrus Transportes, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Distrito Federal, CEB (Companhia Energética de Brasília) e Grupo TPC. Além das parcerias, a marca já comercializou mais de 80 unidades com empresas e instituições públicas para projetos de mobilidade zero emissões.

A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo e investe  4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização do primeiro elétrico, em 2011, foram mais de 274 mil veículos vendidos pela Aliança no mundo, atingindo a liderança do segmento zero emissão.

IV Fórum Internacional iCities
Data: Quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Horário: 07:00 às 19:00
Local:  Salão de Atos do Parque Barigui (Alameda Ecologica Burle Marx, 1570, Santo Inácio – Curitiba)
Valor: R$ 500,00

• Renault e Powervault dão “segunda vida” às baterias de veículos…

• Renault e Powervault lançam sistema domiciliar de armazenagem de energia, proporcionando…

• Rumo à recarga sem fio com o Renault Kangoo Z.E.

• Renault é parceira da Qualcomm Technologies e da Vedecom em projeto de recarga dinâmica…

• Aliança Renault-Nissan tem crescimento significativo em 2016 e aumenta…

• Com 9.961.347 veículos comercializados em 2016, grupo é responsável…