Segunda, 11 de novembro de 2019.

Renault inaugura novo Renault LAB na FAE em Curitiba

Ambiente recebe linha de produção simulada com foco no desenvolvimento de ferramentas e boas práticas voltadas ao processo produtivo

A Renault inaugura um novo Renault LAB, localizado no FAE LAB, prédio de laboratórios da FAE Centro Universitário, em Curitiba. O espaço recebe uma linha de produção simulada que será utilizada para a formação de colaboradores Renault e laboratório para os cursos de graduação e pós-graduação do centro universitário. O objetivo é aproximar a indústria do ambiente acadêmico, fomentando o conhecimento e a utilização de ferramentas e boas práticas para o processo de produção.

O novo LAB passa a fazer parte do ecossistema de inovação da Renault no Brasil, que já conta com: Renault LAB no Cubo Itaú, em São Paulo; Renault LAB no Sistema FIEP e na Universidade Positivo Câmpus sede – Ecoville, em Curitiba; Creative LAB no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e America Digital Hub, em São Paulo.

A metodologia de formação adotada no espaço é a JAT – Juste à Temps, que desenvolve competências técnicas focadas no processo produtivo. No laboratório, os profissionais e estudantes poderão aprender sobre fluxos de produção, diagnósticos de sistemas industriais, identificação de desperdícios, melhorias de processos, aumento de performance, entre outros conteúdos.

“Esta parceria entre empresa e o mundo acadêmico é muito importante para nós. Tanto a aquisição de novos conhecimentos e inovações vindas da academia, quanto a atualização das necessidades do mundo industrial para o mundo acadêmico, forma uma relação ganha-ganha. A concretização desta parceria entre a FAE e a Renault nos deixa orgulhosos e confiantes”, comenta Luiz Quinalha, vice-presidente de fabricação para a Renault região América.

“A FAE estabelece com o mercado e com toda comunidade acadêmica o compromisso de formar profissionais de ponta com capacidades técnicas e comportamentais excelentes. Sendo assim, aproximar nossos alunos, das Engenharias de Produção e Mecânica, de problemas reais, seja levando-os à indústria ou trazendo-a até nós, faz com que o aprendizado esteja apoiado em situações que de fato acontecem na rotina de uma grande empresa. Dar ao futuro engenheiro a chance de atuar com a manufatura enxuta promove interdisciplinaridade e traz, de fato, a realidade de mercado ao meio acadêmico, exigindo agilidade, comunicação e trabalho em equipe, entre outros skills, característicos do profissional 4.0”, pontua Everton Drohomeretski, pró-reitor acadêmico da FAE.

SOBRE A FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO
A FAE Centro Universitário é reconhecida pela excelência do ensino e pela formação humanista. A instituição tem mais de 60 anos de história e conta com unidades em Curitiba, São José dos Pinhais, Blumenau e Araucária, sendo referência na formação de profissionais altamente qualificados. São oferecidos diversos cursos de graduação, incluindo a modalidade semi-presencial, pós-graduação com especializações na modalidade lato sensu e programas de MBA, além de Educação Executiva, Empresarial, EAD e Programas In Company.

SOBRE O GRUPO RENAULT
Montadora de automóveis desde 1998, o Grupo Renault é um grupo internacional presente em 134 países, tendo vendido quase 3,9 milhões de veículos em 2018. O Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tem 36 unidades industriais e 12.700 pontos de venda espalhados pelo mundo. Para responder aos grandes desafios tecnológicos do futuro e manter sua estratégia de crescimento rentável, o Grupo se apoia no desenvolvimento internacional, na complementariedade de suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada), nos veículos elétricos e em sua inigualável aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, número 1 em vendas em 2018. Com uma escuderia 100% Renault participando do Campeonato Mundial de Fórmula 1 desde 2016, a Renault faz do automobilismo um verdadeiro laboratório de desenvolvimento de inovações que depois são aplicadas nos veículos produzidos em série.

No Brasil, a Renault fabrica automóveis há mais de 20 anos. Inaugurado em 1998, o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, abriga as quatro fábricas do grupo no país: a CVP (Curitiba Veículos de Passeio), a CMO (Curitiba Motores), a CVU (Curitiba Veículos Utilitários) e a CIA (Curitiba Injeção de Alumínio). No Complexo, também está localizado o RTA – Renault Tecnologia América, centro de engenharia que conta com mais de mil profissionais que ajudam a desenvolver produtos voltados ao mercado latino-americano. Ao longo de duas décadas, a marca já produziu mais de 3 milhões de veículos e 4 milhões de motores no país.