Segunda, 13 de dezembro de 2021.

Com dobradinha nos pontos, escuderia Alpine garante o quinto lugar no Campeonato de F1

A Alpine F1 Team fecha a temporada 2021 do Campeonato Mundial da FIA de Fórmula 1 com seus dois monopostos no top 10 do GP de Abu Dhabi. Com a classificação de Fernando Alonso em oitavo e Esteban Ocon em nono depois de uma batalha final titânica, a equipe termina em quinto no Campeonato de Construtores, com 155 pontos na conta.

Ocon e Alonso começaram bem a corrida, mantendo suas posições da largada nas primeiras voltas do Grande Prêmio de 58 voltas. Quando a tensão aumentou entre os pretendentes ao título na frente do pelotão, Ocon e Alonso assumiram respectivamente o nono e o décimo primeiro lugar, após a formação de um “trem DRS”.

Largando com pneus macios, Ocon foi o primeiro a passar no box para colocar pneus duros, na 16ª volta. Alonso, que largou com pneus duros, continuou no circuito Yas Marina até a intervenção do carro de segurança virtual na 36ª volta, aproveitando a oportunidade para colocar pneus médios.

O espanhol voltou à pista em oitavo lugar, enquanto que Ocon estava em décimo após ter parado bem antes. Depois de algumas batalhas ofensivas e defensivas com os Alpha Tauri e McLaren, Alonso estava em nono, seguido por Ocon. Com o abandono de Sergio Perez, os dois pilotos subiram uma posição.

No final da corrida, a intervenção do carro de segurança virou o jogo, com um sprint final de uma volta para determinar o desfecho do campeonato. Em meio aos fogos de artifício em Abu Dhabi, Alonso e Ocon cruzaram a linha de chegada respectivamente em oitavo e nono, garantindo a quinta posição para a escuderia na classificação geral dos construtores.

Esteban Ocon / Largada: 9º – Chegada: 9º:

“Meus parabéns ao Max [Verstappen] pelo título, ele merece! Ele foi incrível neste ano e espero que possamos brigar na frente do pelotão com ele no futuro, pelo menos este é o nosso objetivo. Eu diria que fizemos uma boa corrida. Tínhamos uma boa estratégia de uma única parada para passar de macios para duros. O carro de segurança virtual não jogou a nosso favor e, infelizmente, perdemos duas posições com isso. Às vezes dá certo, mas outras vezes não, é assim mesmo! Estou muito feliz por terminar a temporada com um resultado positivo. Agradeço a todos na Alpine F1 Team, em Enstone e em Viry, pelo trabalho feito durante todo o ano. E seguimos em frente”!

Fernando Alonso / Largada: 11º – Chegada: 8º:

“Tivemos uma corrida divertida esta noite e foi emocionante ver a luta pelo título sendo disputada até a última volta. Largamos com pneus duros e conseguimos aproveitar a atuação do carro de segurança desta vez. Foi bacana brigar com os Alpha Tauri e esta dobradinha nos pontos é um bom resultado para a Alpine. Não estávamos tão competitivos neste fim de semana, mas fizemos mais uma corrida sólida, e isso é mérito de toda a equipe. Agora, devemos zerar nossos marcadores para o próximo ano e nos preparar muito bem durante a pausa entre temporadas. Aproveito também para dar os parabéns ao Max Verstappen pela conquista do título. Esta vitória era apenas uma questão de tempo e ela é muito bem merecida, mesmo se os incidentes de hoje contribuíram com o fator sorte.”

Laurent Rossi, CEO da Alpine:

“Em primeiro lugar, quero dar meus parabéns ao Max Verstappen, à Red Bull Racing, a Lewis Hamilton e à Mercedes por este final de temporada fantástico. Esta final foi sensacional para fechar um ano emocionante na Fórmula 1, contribuindo de forma perfeita para promover este esporte apaixonante no qual competimos. O espetáculo de hoje nos dá ainda mais sede de estar nas primeiras posições do pelotão lutando por vitórias e títulos em um futuro próximo. Este é o nosso principal objetivo e vamos continuar trabalhando de forma incansável para chegar lá. Nossa corrida de hoje teve um resultado em linha com nossa campanha memorável. O Fernando e o Esteban batalharam muito e deram o máximo para terminar nos pontos. Agradeço a eles, aos estrategistas, à equipe do box e a todos em Enstone e em Viry por terem contribuído para este sucesso e a consolidação do nosso quinto lugar no campeonato. Espero que todos na escuderia aproveitem a pausa de fim de ano pensando nas futuras oportunidades, principalmente tendo em vista às mudanças na regulamentação do ano que vem. Obrigado a todos na França e na Inglaterra por esta bela temporada pontuada por corridas inesquecíveis, incluindo o pódio do Fernando e a vitória do Esteban. Queremos criar ainda mais lembranças e momentos como estes e seguiremos motivados com humildade para continuar cumprindo nossos objetivos.”

Fotos Relacionadas

Baixar fotos selecionadas
Baixar todas as fotos

• A Alpine e a polícia: o batalhão A110 de ontem e de hoje