Quinta, 25 de março de 2021.

Nicolas Maure é nomeado CEO de Operações do Grupo Renault na Rússia e na CEI

A partir de 1º de maio de 2021, Nicolas Maure, atualmente  vice-presidente Executivo, Chief Turnaround Officer e membro do Board of Management (BoM), é nomeado CEO de Operações do Grupo Renault na Rússia e CEI (Cazaquistão, Bielorrússia, Uzbequistão, Azerbaijão, Armênia, Geórgia, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Mongólia). Ele se reporta a Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

A partir de 1º de maio de 2021, a missão Turnaround do Grupo Renault continua, com uma evolução no reporte da equipe:

- Anthony Plouvier, vice-presidente Sênior responsável pelo Turnaround #1 (custos variáveis), passa a se reportar a Gilles Le Borgne, vice-presidente Executivo de Engenharia do Grupo Renault.
- Bruno Tricot, vice-presidente responsável pelo Turnaround #2 (custos fixos), passa a se reportar a Clotilde Delbos, CEO Adjunta, CFO do Grupo Renault, CEO da marca Mobilize, e a François Roger, vice-presidente Executivo de Recursos Humanos, Prevenção & Proteção, Real Estate, Serviços Gerais, HSE e Transformação do Grupo Renault, e de Recursos Humanos da Renault.
- Olivier Talabard, vice-presidente responsável pelo Turnaround #3 (estoques), passa a se reportar a José Vicente de los Mozos, vice-presidente Executivo Industrial do Grupo Renault.
- Moncef Ahabchane, para as atividades associadas à sua missão Turnaround #4 (Otimização da Receita), passa a se reportar a Philippe Buros, vice-presidente Sênior de Vendas & Marketing e Serviços Comerciais do Grupo Renault. “Na Rússia, que é atualmente o segundo maior mercado do Grupo em volumes de produção e vendas, com as marcas Renault e LADA, a Renaulution está em pleno vigor. Estamos nos concentrando na criação de valor e desenvolvimento de sinergias em benefício de nossas marcas. Para enfrentar este desafio, a experiência de Nicolas Maure e seus conhecimentos a respeito da Rússia e da CEI constituirão grandes diferenciais. A missão Turnaround, comandada por Nicolas desde setembro de 2020 e que tem como desafio gerar caixa e recuperar a lucratividade a partir de 2023, continua sendo uma prioridade absoluta para a empresa. Apesar dos ventos desfavoráveis que estamos enfrentando há vários meses, já reduzimos – graças aos esforços de todos – nossos custos fixos mais rápido do que previsto e melhoramos a lucratividade de nossas vendas. O caminho ainda é longo e, agora, precisamos acelerar”, declarou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

Nicolas Maure é formado pela École Centrale de Paris (1983) e tem um MBA pelo INSEAD (1985).

Após uma carreira na Valeo e na Faurecia, Nicolas Maure entra na Renault em 2000, como diretor de compras da divisão de peças e acessórios. Depois disso, assume sucessivamente as funções de diretor de planejamento/qualidade, em março de 2003, e diretor geral delegado da Société de Transmissions Automatiques, em setembro de 2004. Em setembro de 2006, torna-se diretor da fábrica de motores da Dacia, na Romênia. Em agosto de 2008, Nicolas Maure é nomeado vice-presidente de Powertrain na Organização de Compras Renault-Nissan (Renault-Nissan Purchasing Organization, RNPO) e, depois, diretor de performance de manufatura do Grupo Renault, em março de 2013. Em janeiro de 2014, torna-se diretor geral do Grupo Renault na Romênia e CEO da Automobile Dacia S.A.

Em abril de 2016, Nicolas Maure é nomeado CEO da AVTOVAZ até maio de 2018, tornando-se presidente de seu conselho de administração em junho de 2019. Em 1º de janeiro de 2018, torna-se vice-presidente Sênior do Grupo Renault na região Eurásia.

Em 1º de setembro de 2020, Nicolas Maure é nomeado vice-presidente Executivo e Chief Turnaround Officer. Tornou-se membro do comitê executivo do Grupo Renault (CEG), que passou a se chamar Board of Management (BoM), em 1º de janeiro de 2021. A partir de 1º de maio de 2021, Nicolas Maure passa a ser CEO de Operações do Grupo Renault na Rússia e na CEI.

Fotos Relacionadas

Baixar fotos selecionadas