Quarta, 15 de setembro de 2021.

Renault Group e sua subsidiária RCI Bank and Services adquirem participação no heycar Group

• Renault Group e RCI Bank and Services estão adquirindo uma participação na empresa Mobility Trader Holding GmbH (heycar Group).
  • A Mobility Trader Holding GmbH é a empresa que criou a plataforma de venda on-line de carros seminovos “heycar”, presente na Alemanha, Reino Unido e Espanha.
  • Trabalhando em estreita parceria com seus concessionários, o Renault Group vai contribuir ativamente para a expansão da plataforma heycar na Europa, disponibilizando seu estoque de veículos seminovos on-line e agregando à plataforma a Carizy, líder na França na intermediação da venda de veículos seminovos entre consumidores, que tem tido um grande crescimento na França.

O Renault Group e sua subsidiária RCI Bank and Services, especializada no financiamento e serviços automotivos, estão adquirindo uma participação no capital da Mobility Trader Holding GmbH, para contribuir na expansão da plataforma heycar na Europa, tendo em vista seu lançamento na França.

De propriedade da Volkswagen AG e da Daimler desde sua criação na Alemanha (2017), em parceria com a VAPV (Volkswagen und Audi Partnerverband, a associação dos concessionários alemães), a heycar é uma plataforma de venda on-line de carros seminovos. A plataforma já opera no Reino Unido (2019) e na Espanha (2020). Representado um grande número de concessionários de diferentes marcas em aproximadamente 5.000 pontos de venda, com mais de 380.000 veículos, ela comercializa on-line veículos seminovos de qualidade, que são vendidos por empresas a clientes pessoa física (B2C).

Em um mercado de veículos seminovos em forte crescimento e marcado pela digitalização, esta aquisição vai fortalecer a presença do Renault Group no ecossistema dos veículos seminovos por meio de uma experiência digital de alta qualidade.

O RCI Bank and Services vai oferecer financiamentos e serviços adaptados às especificidades dos veículos seminovos e às necessidades dos clientes, para cada veículo disponibilizado para venda online pelos concessionários do Renault Group.

O Renault Group vai contribuir para o desenvolvimento da plataforma heycar na França, trazendo para o projeto a Carizy, a startup francesa líder em intermediação entre consumidores (C2C). Com forte crescimento de seus volumes de vendas desde que foi adquirida pelo Renault Group, em 2018, a Carizy vai complementar a oferta de produtos B2C da heycar expandindo sua atividade C2C a começar pelo mercado francês.

“É muito bacana trabalhar neste projeto com a heycar, que em poucos anos se tornou um grande player da distribuição de veículos seminovos on-line. Este acordo se insere na estratégia do Renault Group de aumentar a criação de valor em cada etapa do ciclo de vida dos veículos. Seguindo a linha da Re-Factory – nosso projeto de reconversão da fábrica de Flins, na França, em uma planta dedicada à economia circular da mobilidade –, por meio desta parceria pretendemos fortalecer a competitividade da nossa rede de concessionárias em toda a cadeia de valor dos veículos seminovos: desde o abastecimento até o pós-venda, passando pelo recondicionamento e comercialização, além da venda de financiamentos e serviços”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

A realização desta aquisição está sujeita às condições normalmente aplicáveis a este tipo de transação, principalmente apresentação aos respectivos conselhos de administração das partes envolvidas, às instâncias representativas dos empregados na França – de acordo com a legislação aplicável na França –, bem como a eventual aprovação das autoridades responsáveis pela defesa da concorrência. Esta aquisição está prevista para acontecer no decorrer do quarto trimestre de 2021.

Sobre o Renault Group

O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua expertise única em eletrificação, o Renault Group compreende 5 marcas complementares – Renault, Dacia, LADA, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. O Grupo vendeu 2,9 milhões de veículos em 2020. Implantado em 130 países, o Grupo emprega mais de 170.000 colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2050. https://www.renaultgroup.com/

Sobre o RCI Banque S.A.

O RCI Banque S.A. (RCI) é um banco francês criado pelo Renault Group, que detém 100% de sua participação acionária. O RCI é especializado em serviços e financiamentos automotivos destinados aos clientes e às redes de concessionárias do Renault Group (Renault, Dacia, Alpine, Renault Samsung Motors, Lada) em todo o mundo, do Grupo Nissan (Nissan, Infiniti, Datsun), principalmente na Europa, Brasil, Argentina, Coreia do Sul ou por meio de joint  ventures na Rússia e na Índia, bem como da Mitsubishi Motors, na Holanda.

O RCI Bank and Services é a nova identidade comercial do RCI Banque S.A., desde fevereiro de 2016.

Presente em 36 países, o grupo emprega 3.800 colaboradores, financiou mais de 1,5 milhões de contratos de crédito (veículos novos e seminovos) em 2020 e vendeu mais de 4,6 milhões de serviços.

No fechamento de 2020, a média dos ativos produtivos foi de 46,9 bilhões de euros em financiamentos e o resultado antes dos impostos foi de 1.003 milhões de euros.

Desde 2012, o RCI Bank and Services implementou uma operação de captação de depósitos, em 7 países. No fechamento de 2020, o montante líquido dos depósitos captados representava 20,5 bilhões de euros, o equivalente a 43% dos ativos líquidos da instituição.

Para saber mais sobre o RCI Bank and Services: www.rcibs.com. Siga-nos no Twitter: @RCIBS

Sobre o heycar Group

O heycar Group (Mobility Trader Holding GmbH) integra todas as empresas locais, tendo como acionistas a Volkswagen Financial Services AG, Volkswagen AG, Daimler Mobility Services e Allianz SE. A heycar é a plataforma de carros seminovos de qualidade que mais cresce na indústria automotiva europeia. Desde 2017, oferecemos aos nossos clientes uma plataforma online fácil de usar e sem anúncios para carros seminovos testados, de todas as categorias e marcas mais conhecidas. Os produtos financeiros dos nossos parceiros estão totalmente integrados nos nossos serviços. Nosso objetivo é revolucionar a experiência de compra e uso dos carros. Nosso trabalho é orientado pelos dados e sempre colocamos o cliente no centro de tudo o que fazemos. Temos operações na Alemanha, Reino Unido e na Espanha, e estamos expandindo rapidamente para novos mercados. A sede social da empresa está localizada em Berlin. Florian Schlieper é o CEO do Grupo heycar e André Warmuth é o CFO.

Fotos Relacionadas

Baixar fotos selecionadas