Quinta, 12 de maio de 2022.

Renault Group estuda a criação de dois polos de excelência especializados

• Uma organização dedicada ao desenvolvimento, produção e venda de veículos elétricos
  • Uma organização dedicada ao desenvolvimento e produção de transmissões e motores térmicos e híbridos das novas gerações E-TECH

Como parte de seu plano estratégico “Renaulution”, em 18 de fevereiro de 2022 o Renault Group anunciou o início das reflexões estratégicas em torno de suas atividades e tecnologias 100% elétricas e térmicas, para aumentar a eficiência e a performance operacional. Estas reflexões estratégicas têm o objetivo de adaptar cada tecnologia, tirando partido das forças e da expertise do Grupo nos diferentes mercados e dentro da Aliança.

O Renault Group tem fortes ambições em veículos elétricos e deseja fazer da Renault uma marca 100% elétrica para carros de passeio na Europa, até 2030. Para acelerar esta transição e acompanhar o mercado de veículos elétricos que não para de crescer, o Grupo está estudando a criação de uma organização com foco em Veículos Elétricos e Softwares, na França. O Renault Group tomou a decisão estratégica de basear a produção dos principais componentes da cadeia de valor da mobilidade elétrica na França, o que demonstra sua vontade de desenvolver atividades de alta tecnologia em mercados com forte potencial, para se posicionar como o líder em carros elétricos na Europa.

O perímetro do estudo compreende as atividades e tecnologias elétricas e softwares para toda a cadeia de valor: engenharia (uma parte do Technocentre, o Renault Software Lab, Lardy e outras unidades em estudo na região de Paris), manufatura (Electricity, Cléon), bem como as funções de suporte relacionadas a estas atividades.

A organização dedicada a veículos elétricos poderá reunir mais de 10.000 colaboradores, até 2023.

Esta organização autônoma teria um modelo de negócios adaptado às especificidades dos veículos elétricos, com capacidade para estabelecer parcerias em novas tecnologias ou serviços.

Paralelamente, o Renault Group também está estudando a oportunidade de reunir suas atividades e tecnologias de transmissões e motores térmicos e híbridos, baseadas fora da França, em uma organização específica. Tendo em vista as capacidades de inovação e aprimoramentos significativos deste tipo de veículo para reduzir as emissões, o Renault Group tem a convicção que os veículos térmicos híbridos e híbridos recarregáveis têm um importante potencial e perspectivas de longo prazo, tanto na Europa como nos mercados internacionais, e que suas tecnologias, a exemplo da E-TECH, representam verdadeiras alavancas de crescimento. Ao reunir suas atividades e tecnologias associadas às transmissões e motores térmicos e híbridos, o Renault Group tem o objetivo de aumentar o potencial de suas tecnologias, mas também contribuir para o desenvolvimento de combustíveis de baixas emissões, GLP, etc. e, assim, criar um líder mundial de Powertrain para a indústria automotiva.

O perímetro do estudo compreende as atividades de transmissões e motores térmicos e híbridos – com exceção de chassis:

• Fábricas de Powertrain: Motores (Espanha), Sevilha (Espanha), Cacia (Portugal), Bursa (Turquia), Pitesti (Romênia), Curitiba (Brasil), CorMecánica (Chile), PFA (Argentina);
  • Engenharia e P&D: RTS (Espanha), RTR (Romênia e Turquia), RTA (Brasil);
  • Funções de suporte relacionadas a estas atividades.

Esta organização se basearia na expertise de aproximadamente 10.000 colaboradores – com exceção da França – até 2023.

Para criar um líder mundial, global e competitivo para atender o Renault Group, parceiros da Aliança e, potencialmente, outras montadoras e clientes, esta organização de Powertrain poderia desenvolver parcerias industriais e tecnológicas de ponta no setor.

As consultas às entidades representativas do pessoal a respeito destes estudos estão sendo conduzidas com todas as funções pertinentes no âmbito do grupo e nos países envolvidos; o desenvolvimento destas reflexões estratégicas continuará por meio do diálogo social.

Desta forma, o Renault Group está acelerando a implementação de seu plano estratégico “Renaulution” e vai apresentar o avanço destes estudos em um Capital Market Day, que será organizado no quarto trimestre de 2022.

Sobre o Renault Group

O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua expertise única em eletrificação, o Renault Group compreende 5 marcas complementares – Renault, Dacia, LADA, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo vendeu 2,7 milhões de veículos em 2021. O Grupo emprega aproximadamente 160.000 colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040.