Sexta, 16 de julho de 2021.

Resultados comerciais mundiais – 1º semestre de 2021

• As vendas mundiais do Renault Group estão em alta de 18,7% no primeiro semestre de 2021, em comparação com 2020.
  • O Renault Group confirma a continuidade de uma política comercial seletiva, favorecendo o crescimento com volumes rentáveis.
  • A marca Renault registrou uma alta de 18,5%. A gama E-TECH tem sido um grande sucesso, com um em cada quatro automóveis de passageiros da marca Renault vendidos na Europa. Para Arkana, uma em cada duas vendas é uma versão E-TECH.
  • A marca Dacia registrou um crescimento de 24,5% graças à renovação da gama, impulsionada pelo Novo Sandero, o veículo líder em vendas de varejo na Europa.
  • As vendas da marca LADA cresceram 41,1% no mundo e 51% na Rússia, fortalecendo seu primeiro lugar com 23% de participação de mercado, o melhor resultado dos últimos dez anos.
  • A carteira de pedidos do Grupo na Europa chegou a 2,5 meses de vendas no fechamento de junho de 2021, estimulada pela atratividade da gama equipada com as motorizações Renault E-TECH, os veículos comerciais leves, os Novos Dacia Sandero e Dacia Spring 100% elétrico.
  • O Grupo está em linha para atingir seus objetivos CAFE em 2021.

Em um contexto ainda perturbado pela pandemia da COVID-19, o Renault Group vendeu 1.422.600 veículos no 1º semestre de 2021, em alta de 18,7% em comparação com 2020, mas em retração de 24,2% em comparação com o 1º semestre de 2019.

O Grupo manteve uma política comercial seletiva durante todo o primeiro semestre, favorecendo o crescimento com volumes rentáveis em seus diferentes mercados de atuação.

Marca Renault
A marca Renault vendeu 901.500 veículos no mundo, em alta de 18,5% em comparação com o 1º semestre de 2020. Há uma retomada do crescimento em todos os países-chave. A participação das vendas na Europa ficou em 59%. Nos cinco principais países europeus (França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido), a participação das vendas de varejo agora representam 40%, representando um crescimento de 2 pontos percentuais em comparação a 2019, no período pré-crise.

Na Europa, a marca Renault vendeu 532.161 veículos (+13,2%), representando uma participação de mercado de 7%. Esta performance foi estimulada pelo forte crescimento das vendas de veículos de passeio elétricos e eletrificados E-TECH (91.869 veículos, uma alta de +149%). Com quase 20.000 pedidos em três meses de comercialização, o Arkana permite um retorno bem-sucedido ao segmento C. Em um mercado de veículos comerciais leves que cresceu 42,3%, a Renault aumentou sua participação de mercado em 0,4 ponto percentual, para 14,4%.

Nos países-chave fora da Europa, a marca Renault está recuperando o crescimento graças aos lançamentos bem-sucedidos do Kiger na Índia (+ 86,6%) e do Duster na Rússia (+36%), bem como na América Latina, incluindo o Brasil, que teve um crescimento de 15,9%.

Marcas Dacia e Lada
A marca Dacia vendeu 262.814 veículos (+24,5%), impulsionada pelo sucesso do Novo Sandero, o veículo mais vendido no varejo na Europa. O Dacia Spring, o veículo elétrico acessível, está tendo um forte lançamento – são mais de 15.000 pedidos com entregas previstas no terceiro trimestre do ano. A Dacia continua renovando toda sua gama de modelos: depois dos Novos Sandero e Logan no fim de 2020, o Novo Duster foi revelado em junho de 2021 e a marca apresentará seu novíssimo modelo polivalente de sete lugares voltado a um uso em família, no Salão do Automóvel de Munique em setembro.

Na Rússia, a marca LADA vendeu 200.219 veículos (+51%), fortalecendo seu primeiro lugar com 23% de participação de mercado, o melhor resultado destes últimos dez anos. Quatro modelos LADA estão no top 10 das vendas na Rússia: o Granta ocupa o primeiro lugar (72.287 veículos), o Vesta está em segundo (57.031 veículos), o NIVA – incluindo a nova versão Travel – e o novo Largus, lançado em março.

Sobre o Renault Group
O Renault Group está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors e sua expertise única em eletrificação, o Renault Group compreende 5 marcas complementares – Renault, Dacia, LADA, Alpine e Mobilize –, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo vendeu 2,9 milhões de veículos em 2020. O Grupo emprega mais de 170.000 colaboradores, que encarnam seu Propósito no dia a dia, para que a mobilidade aproxime as pessoas. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Renault Group é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2050. https://www.renaultgroup.com/